sexta-feira, 24 de abril de 2009

Polícia vai investigar medicamentos no lixo

Enviado por Marcelo Dias 23.4.2009

O diretor da Delegacia de Crimes contra a Saúde, Marcos Cipriano, vai investigar o descarte de medicamentos dentro da validade que teriam sido usados pelo Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O material foi encontrado em uma caçamba de lixo em Bangu, na mesma região. Dentre os produtos jogados fora, estavam antibióticos como o Levofloxacino, o Cemax e o Bacsulfitrin, e o Kollagenase, usado para limpeza e cicatrização de ferimentos.

Os medicamentos foram abandonados em um ponto de despejo de lixo reciclável na Rua Santa Cecília — a 20 quilômetros de distância do hospital. As fotos foram feitas pelo leitor Jorge Andrade, que as enviou para a seção Eu-Repórter. O delegado Marcos Cipriano já recebeu as fotografias para analisar o material. Segundo ele, a direção do Albert Schweitzer pode ter cometido crimes contra o meio ambiente e contra o erário.

Se os medicamentos estão dentro do prazo de validade, há crime contra o erário. Se estiverem fora, há o crime ambiental. Medicamentos só podem ser descartados através de um transporte especial para incineração. O que aconteceu lá é totalmente irregular. Com base nas fotos e na reportagem, vou abrir uma investigação e o primeiro a ser ouvido será o responsável pela farmácia do hospital. Também é o caso de se acionar a Vigilância Sanitária para saber o que fizeram por lá — afirmou Cipriano. O diretor do hospital, Dilson Pereira, informou que vai abrir uma sindicância para descobrir os responsáveis pelo descarte dos medicamentos.

NOTA:
Será que o diretor deste hospital, pago pelo erário público, não tem controle do que entra ou sai da unidade hospitalar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário